domingo, novembro 14, 2004

Um espaço para meus contos

Eu hesitei muito antes de publicar os meus contos na internet. Duas questões me perturbavam: a propriedade autoral e a existência de leitores.
Nenhum escritor escreve para que não se reconheça o seu mérito como escritor. Quando alguém se senta diante de uma folha em branca (ou do prompt do Word), ele não está imbuído de pensamentos altruístas como:
- Vou fotocopiar meus textos e distribuir na rua para quem quiser ler.
À princípio, um escritor quer ser lido, mas também quer ganhar dinheiro com o que escreve. Não é à toa que existe o registro de autoria realizado pela a Biblioteca Nacional. Ninguém quer que sua obra seja copiada, plagiada ou seja reconhecida como obra de outrem. Contudo, à medida que o tempo vai passando e que a grana não vai surgindo, a necessidade de ser lido passa a ser maior do que o desejo de lucrar com isto.
Além disto, o mercado literário para publicação de contos é algo bastante restrito. São poucos os autores que conseguem o seu espaço nesta área e muito menos os que conseguem ser campeões de venda.
O leitor brasileiro ainda não descobriu o valor da narrativa curta, apesar de ser esta a grande linguagem contemporânea (apesar de o conto ser um dos gêneros literários mais primitivos), numa época onde ninguém mais tem tempo e concentração para ler um romance com mais de 200 páginas. A concisão e a objetividade do conto faz com que, neste gênero, as verdades mais essenciais possam se desvelar com uma potência que no romance está diluída.
Aqui estarão os meus erros e os meus acertos literários.
Divirtam-se, apreciem ou destestem.
Abraços.

2 comentários:

Denise disse...

Fico muito emocionada em receber uma linda homenagem como esta, sei que quem não tem uma "Anabela" em casa talvez não compreenda sua comparação, mas todos os que voam sentem a mesma emoção que eu sinto ao ler este conto.
Te amo muito,
da sua Anabela,
Denise

K-Lopes disse...

De fato, ser um escritor é um trabalho arduo, eu também estou nessa fase de buscar uma forma de publicar e ser reconhecido.
parabens


http://illuminado.wordpress.com/